Uma história com florais

Gotas de Flor com Amor completa 27 anos promovendo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com a ajuda da terapia floral

Neste ano, o Gotas de Flor com Amor vai completar 27 anos. Vinte e sete anos se passaram desde quando a psicóloga e terapeuta floral Denise Alves Lopes Robles (que faleceu no ano passado) decidiu acompanhar uma amiga que distribuía pães a um grupo de crianças que vendia doces aos motoristas num cruzamento de duas importantes avenidas da capital paulista.

“Em vez de pão, quis ajudar de outra forma. Eu fazia a anamnese deles para descobrir seus medos e, na semana seguinte, levava os florais para tomarem. Conforme o tempo foi passando, os pais foram aderindo também. O meu objetivo, naquela época, era fazer um trabalho voluntário, ajudá-los a sair da rua.”

O trabalho que era para ser voluntário acabou se tornando uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que atende crianças e adolescentes moradores de favelas e cortiços próximos à instituição, na zona sul de São Paulo. “O Gotas atende hoje 130 crianças, de 6 a 14 anos, em três unidades: nossa sede, na quadra poliesportiva e em uma casa que está precisando ser reformada para que possamos atender mais crianças e/ou voltar a atender os jovens de 15 a 18 anos”, explica Rodrigo Robles, fisioterapeuta, filho de Denise e atual presidente da OSCIP.

“Atendemos no contra turno escolar, ou seja, os participantes ficam aqui meio período, no qual eles recebem duas refeições e realizam diversas atividades, como oficina de capoeira, meio ambiente, coral, cidadania, autoconhecimento, arte-educação e esportes. Além de passarem pelos atendimentos em terapia floral”, conta ele.

Os florais são um dos alicerces do Gotas. Segundo Marcelle Felipe Leira, coordenadora da terapia floral, em 2018 foram realizados 1120 atendimentos. “Hoje temos oito terapeutas florais. Quando temos um número suficiente de terapeutas, damos preferência ao atendimento individual. Mas têm momentos que fica defasado, várias profissionais saem e ficamos com poucas para as sessões. Nesse caso, verificamos com o professor ou com o coordenador da sala o que mais estão precisando no momento e fazemos um floral padrão que é borrifado no ambiente”, diz Marcelle. “Mas não são somente as salas de aula. Todos os ambientes, como o administrativo, a cozinha, sala da diretoria, também recebem.”

De acordo com Aguinailda Rosa, psicoterapeuta e especialista em Terapia Floral, que trabalha voluntariamente há quatro anos, alguns dos principais sofrimentos emocionais das crianças e adolescentes estão relacionados à falta de nutrição emocional. “Falta de carinho e atenção e apresentam dificuldades de aprendizado também”, diz ela.

“Depois de um tempo tomando o floral, percebo que elas retornam mais calmas, centradas e relatando uma melhor performance nos estudos. Me lembro de uma adolescente de 12 anos que um dia veio para o atendimento muito séria, carrancuda e mal-humorada. Queixava-se de que a professora não dava limites aos alunos que perturbavam a aula e isso a irritava muito. Não gostava das brincadeiras dos amigos e sempre brigava com eles. Depois de um mês tomando os florais, chegou sorridente na sala, mais leve e me contou que conseguiu conversar e se acertar com a professora e não estava mais ligando tanto para as provocações dos meninos.”

Esse trabalho tão longo e tão bonito só é possível por contar com a ajuda desse trabalho voluntário e de empresas parceiras.

“A Healing, que doa os florais, é nossa parceira há muitos anos e muito importante para o desenvolvimento dos nossos trabalhos. Não me esqueço de quando uma das comunidades atendidas pelo Gotas sofreu um incêndio e os jovens vieram solicitar florais para a comunidade. Quem nos apoiou no mesmo instante, tanto com frascos quanto com as essências estoque do Five Flower Remedy, foi a Healing. Fizemos 250 frascos que foram distribuídos por eles aos moradores. Esse interesse se deu também porque a Healing nos ajudou a ministrar um curso para os jovens interessados sobre a terapia floral”, lembra Rodrigo.

Denise almejava fazer do Gotas um lugar seguro para essas crianças e jovens em situação de vulnerabilidade se fortalecerem integralmente.

“Nossa missão passou a ser não deixar que eles fossem para a rua, viver na rua ou se tornar pedintes. E o floral é o eixo, o sustentáculo para eles estarem mais estruturados para receber tudo o que é ministrado no Gotas”, disse ela na entrevista para aquela reportagem. Seu desejo continua sendo honrado.

CONTATOS

Aguinailda Rosa: (11) 99427-9436

Marcelle Felipe Leira: marcelle@nectarhomeopatia.com.br

Rodrigo Robles: gotasdeflor@gotasdeflor.org.br, (11) 5093-0883, (11) 98879-2324.

Para o topo